Ícone do site BBCE

Retomada da volatilidade traz recorde mensal à BBCE

A retomada da volatilidade resultou em um recorde mensal para o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia, com um total de 35.367 GWh transacionados em outubro, o que equivale a R$ 3,2 bilhões. Isso representa um aumento significativo de 39,5% em relação a setembro e 26,1% maior em comparação com o mesmo mês de 2022.  Se tratando de contratos, foram fechados 3.386 negócios, um aumento de 62,7% em relação ao mês de setembro deste ano e aumento de 36,1% ao mês de outubro de 2022.

Outra boa notícia é que o Preço de Liquidação das Diferenças Horário (PLD Horário) subiu, saindo do piso e atingindo a marca de 349,83 R$/MWh. Segundo Marcelo Bianchini, superintendente de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE, este aumento na volatilidade do mercado foi um dos principais fatores que impulsionaram a BBCE a alcançar esse marco notável.

Entrega no Sudeste

Como resultado dos movimentos, a energia convencional para entrega no Sudeste em setembro foi o ativo mais negociado em tela. No total, foram transacionadas 35.367 GWh, o que representa alta de 39,5% em relação a setembro e 26,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O perfil de operações resultou em tíquete médio – que é o valor médio da energia transacionada em cada operação –, de 10,44 GWh.

 

 

Sair da versão mobile