Notícias da BBCE

Confira as principais notícias relacionadas à BBCE e ao mercado de energia

Negociação de energia fecha melhor julho da história na BBCE

Os negócios com energia se mantêm aquecidos com a alta da volatilidade e a BBCE, infraestrutura líder para negócios com energia e maior ambiente de comercialização de energia do País, registra volume energético recorde para um julho. Mês foi marcado também por recorde na quantidade de contratos, com mais de 13 mil operações, alta de 702,3% em relação a julho de 2023 e 11,1% em comparação com o mês anterior.

 

Grafico 1

 

Um dos destaques é a alta do volume financeiro, que atingiu R$ 8,15 bilhões. O crescimento é de 367,1% em comparação com julho de 2023 e de 13,5% com o mês anterior. No acumulado do ano, já são mais de R$ 50 bilhões transacionados no EHUB, plataforma da BBCE.

 

Grafico 2

 

De acordo com Eduardo Rossetti, diretor Comercial, de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE, em linha com os demais meses do ano, julho foi mais um mês de expressivo incremento em todos indicadores e recordes históricos e se posicionou como o 4º melhor do ano. O volume energético superou em 11,1% junho e em 166,6%, totalizando 53.880 GWh.

 

Grafico 3

 

 

Ampliação de prazos e do uso de ativos agrupados

 

Um dos movimentos que vem sendo observado nos últimos anos é a ampliação dos prazos e, ainda, a maior utilização de ativos agrupados (trimestrais, mensais e semestrais) que, em julho, representou 57,3% dos negócios fechados e formalizados no EHUB. Um dos fatores que visa contribuir a liquidez e a tomada de decisão para essas operações é a ampliação da cobertura das curvas de preços futuros da BBCE. Em julho, a BBCE Curva Forward passou a trazer também os valores praticados para todos os submercados do País (Sudeste Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste) para o horizonte de A+20, ou seja, do mês vigente para os próximos 21 anos.

De acordo com Eduardo Rossetti, “essas informações são utilizadas tanto como base de análise na hora de tomadas de decisões comerciais e estratégias de contratação de longo prazo quanto para fins de auditoria, relatórios internos e externos e estudos de mercado”.

A referência de preços da BBCE é baseada em negócios reais fechados ou formalizados pelas 200 empresas e 2 mil traders que acessam diariamente a plataforma EHUB. Para ativos mais longos, menos líquidos, o cálculo também conta com contribuição de preços diária. Em julho, 50 empresas contribuíram com informações.