Governança Corporativa

Segurança é um valor da BBCE. Acreditamos que segurança gera confiança.

A BBCE é uma S.A. de capital fechado. Com mais de 40 acionistas, dentre elas, as maiores comercializadoras e multinacionais do mercado de energia, possui capital pulverizado e elevadas práticas de governança, compliance e segurança cibernética e da informação. É, ainda, administradora de balcão organizado autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a operar derivativos de energia.

Nossos Acionistas

Pilares de nossa governança

Como o ecossistema dos negócios com energia, desde a fundação, o propósito da BBCE foi conectar empresas e contribuir para crescimento eficiente, seguro e transparente do mercado livre. Portanto, a companhia se desenvolve junto com o segmento, sempre pautada pela busca pelas melhores práticas, sigilo e isonomia. Responsabilidade, processos e controles adequados marcam o nosso dia a dia.

Conselho de Administração

Oito conselheiros de renome, sendo dois deles membros independentes. Eleições ocorrem bianualmente, com participação de representantes dos acionistas.

Comitê Executivo

Profissionais de grande reputação com elevada especialização e experiência nos mercados de atuação da BBCE contribuem ao dia a dia da companhia.

Programa de Governança e Compliance

Considera a governança, o respeito às normas de mercado, a isonomia, o sigilo e a segurança como prioritários nas ações cotidianas.

Supervisão da CVM

A BBCE é administradora de balcão organizado regulada e supervisionada pela CVM – um dos órgãos mais importantes dos mercados financeiro e de capitais – para negociação e registro de derivativos de energia. Com autorização inédita no Brasil, unimos as diretrizes da CVM às necessidades do Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Autorregulação

Estrutura totalmente independente que reporta à um Comitê composto por três membros externos. Onde são responsáveis pela autorregulação e monitoramento dos derivativos de energia. Saiba mais.

Canal Confidencial

Comunicação segura e, se desejado, anônima, de situações que violem o Código de Conduta e Ética, o Programa de Integridade e/ou qualquer lei, política ou norma interna da BBCE e dos mercados de atuação. As comunicações são recebidas inicialmente por uma empresa terceira, especializada e totalmente isenta, sempre preservando a confidencialidade das informações e do autor. Saiba mais.

Administração

Conselho da Administração

Érico Mendonça de Mello
Presidente do Conselho

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), Mello é especializado em Planejamento Energético pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro da Diretoria Estatutária da Stima Energia desde 2017, possuiu passagens pela AES Eletropaulo, EDP Energias do Brasil, Compass Comercializadora Energia Ltda e Bolt Comercialização e Serviços.

Ricardo Marques Lisboa
Vice-presidente do Conselho

Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie com MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), é fundador da Delta Comercializadora de Energia e membro do Conselho de Administração da BBCE desde a criação da companhia, tendo sido duas vezes Presidente dele. Possui passagens pelo Unibanco, Credit Suisse First Boston e Enron América do Sul, empresa em que participou do desenvolvimento da estratégia e da implementação da comercializadora de energia no País. Fez parte do Conselho de Administração da Abraceel de 2011 a 2023, sendo presidente do Conselho da associação por seis anos.

Cassio Casseb Lima
Conselheiro independente

Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Cassio Casseb trabalhou no Banco de Boston, no BFB, no Banco SRL, no Citibank e foi presidente da Credicard, do Banco do Brasil, da Coimbra (Dreifus Commodities) e do Grupo Pão de Açúcar. Além de ser membro do Conselho de Administração da BBCE, é também da Mobly S.A e do Instituto de Reciclagem do Adolescente, além de Senior Advisor do Banco Morgan Stanley, da Temasek, da Principal Financial Group e da Lexington Partners. Foi conselheiro da Andima, Mastercard (América Latina), Vicunha, Fibra, Brasil Telecom (Solpart), Banco do Brasil, BB DTVM, Febraban, Visa, Brasilprev, Aliança do Brasil, Localiza, Fiesp, Coca-Cola, Sadia, Grupo Jereissati, Netshoes, Cetip, Smiles SA e Lojas Marisa.

Luis Paulo Rosenberg
Conselheiro independente

Membro independente do Conselho de Administração da BBCE e presidente do Conselho de Administração das Lojas Marisa. Renomado economista, formado pela UPS e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Vanderbilt University Tennessee EUA. Possui experiência como professor do Instituto Tecnológico de Aeronautica (ITA) bem como ex-vice-presidente do Sport Club Corinthians Paulista e da Sharp Group Holdings. Luis foi conselheiro de diversas empresas como BVA, Nestle Brasil S.A, Banco Panamericano e Suzano Paper & Pulp.

Marco Antonio Rizzi Lopes de Campos 
Conselheiro

Bacharel em Administração de Empresas, Marco Campos atua no setor elétrico há duas décadas, sendo há quatro anos membro do Conselho de Administração da BBCE. Desde 2020 é sócio-diretor da área Comercial e de Relacionamento Institucional da Apolo Energia – APT Comercializadora de Energia Ltda. Possui também passagens pela Delta Energia e pela Diferencial Energia.

Paulo Roberto Duarte de Toledo
Conselheiro

Bacharel em Administração de Empresas com MBA pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização pela Kellogg School of Management (Estados Unidos), Paulo Toledo é sócio fundador da Ecom Energia. Membro do Conselho de Administração da BBCE desde a criação da companhia, possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de trading de produtos eletrônicos, alimentos e energia. Foi, ainda, executivo de empresas como Mitsubishi, Pão de Açúcar Trading, Samsung e CPFL.

Rafael de Souza Bispo
Conselheiro

Graduado em Economia pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), especialização em Business Economics pela Universidade de Plymouth, na Inglaterra, Bispo é fundador e responsável pelas áreas de Trading e Produtos Estruturados do Grupo Máxima Energia. Possui passagens pelas corretoras GFI e Compagnie Financière Tradition, pela Bloomberg nos escritórios de Nova Iorque (Estados Unidos), Santiago (Chile) e São Paulo, além dos bancos Dresdner Kleinwort e Banco Macquarie, do qual foi sócio.

Rubens Celso Alves Misorelli Filho 
Conselheiro

Advogado com pós-graduação em Direito das Relações Sociais, é diretor- presidente da Matrix Energy Participações. Atuou em empresas como Duke Energy Internacional, Geração de Paranapanema S.A., Grupo Schincariol, COOMEX – Empresa Operadora do Mercado Energético Ltda. e Banco Pan S.A.

Diretoria

Alexandre Thorpe
Diretor Presidente 

Com três décadas de atuação nos mercados financeiros no Brasil, Estados Unidos e México, é um executivo C-Level. Possui profundo conhecimento das atividades operacionais front-to-back e forte experiência em plano estratégico – incluindo investimentos, infraestrutura, parcerias de mercado e novos produtos. Foi Head de Compliance e, ainda, COO do HSBC tanto no Brasil quanto para América Latina.

Camila Batich
Diretora-executiva Jurídica, de Compliance e de Riscos

Advogada formada pelo Mackenzie com especializações em Direito Societário e em LGPD pela FGV, Camila já atuou tanto em escritórios de advocacia quanto em empresas. Com passagens pelo Grupo Votorantim (Nexa Resources e Cimentos), BEMISA – Brasil Exploração Mineral, EDP Energias, Pinheiro Neto Advogados, dentre outras, tem experiência em Direito Empresarial (Mercado de Capitais, Fusões e Aquisições, Societário), Governança Corporativa, Compliance e Riscos.

Renato Michelin
Diretor-executivo Financeiro e de Operações 

É responsável pela gestão financeira, contabilidade, planejamento estratégico, gestão de custos, planejamento tributário, gestão de riscos financeiros, gestão de tesouraria, compras e facilities, tomada de decisão de investimentos de capital e estratégias de financiamento, operações e onboarding da BBCE. Executivo de finanças e contabilidade com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado na BM&F, BM&FBOVESPA e B3. É formado em Ciências Contábeis e possui MBA em Administração de Empresas, além de ter participado do curso de Mentor Manage da Harvard Business School.

Conselho de Autorregulação

É um órgão de assessoramento estatutário que tem por objetivo disciplinar o funcionamento da Estrutura de Supervisão e Monitoramento de Mercado da BBCE, sendo as suas disposições complementares ou regulamentadoras das disposições do Estatuto Social da BBCE. É composto por três membros independentes eleitos pelo Conselho de Administração.

Comitê de Governança

Composto por três membros do Conselho de Administração, sendo um deles independente. Possui a missão de contribuir à constante evolução da governança da BBCE. Dentre as atividades do Comitê, está a avaliação da aplicação de boas práticas nas atividades cotidianas e na estratégia da companhia.

Comitê de Ética e Pessoas

 

Composto por três membros, dentre eles o diretor-presidente, a liderança da área Jurídica e Compliance e da área de Pessoas e Cultura. O Comitê de Ética é órgão de assessoramento não estatutário, de caráter permanente e de suporte à administração, que tem como objetivo institucional zelar pelos interesses da Companhia no que diz respeito ao seu Código de Conduta e Ética e demais normativos internos, bem como discutir assuntos estratégicos relacionados aos (às) colaboradores (as) da Companhia.

BBCE mais opções oferecem melhores escolhas