Uma empresa criada pelo mercado para o mercado de energia, a BBCE se especializou em oferecer soluções que conectam, movimentam os negócios do setor e alavancam a economia, com eficiência, segurança e transparência. Ao recebermos aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como administradora de balcão, abrimos espaço para uma nova frente de negócios em nosso ecossistema: os derivativos de energia.
Os derivativos são contratos financeiros para quem busca se proteger, posicionar ou especular a oscilação do preço de um ativo. Também são procurados por quem quer se posicionar nesse ativo com a expectativa de gerar resultado em função dos comportamentos dos preços. Com isso, os derivativos de energia são contratos financeiros que variam de acordo com o preço de um ativo de energia. São classificados como valor mobiliário e, por isso, regulados pela CVM.
Aliás, esse é um mercado consolidado em diversos países do globo, com destaque especial para a Europa e os Estados Unidos. Contribui à realização de operações de proteção da oscilação de preços, para o aumento de liquidez e, consequentemente, à formação de preço baseada em oferta e demanda. Permite que diversos players participem do mercado, desde agentes do mercado livre a bancos e investidores institucionais, como fundos de investimento.
Os derivativos de energia negociados na BBCE são puramente financeiros e não estão atrelados à entrega física do ativo, os NDF – non deliverable forward.
A BBCE oferece a negociação e o registro da modalidade de derivativo de energia chamada Contratos a Termo de Energia Elétrica com os ativos-objeto (indexadores):
É possível selecionar de todos os submercados, o prazo semanal PLD e CMO, mensal PLD e CMO, trimestral, semestral ou anual.
Na BBCE também estão disponíveis as Estruturas Especiais, derivativos de energia não padronizados com alguma variável parametrizada pela empresa emissora que seja determinante para definição de preço e liquidação. Essas operações com condições específicas devem ser previamente avaliadas e aprovadas pela BBCE.
Os derivativos de energia são utilizados por participantes da BBCE para travar o preço do PLD, para fazer hedge de submercado, trazer previsibilidade aos custos e ao balanço de uma empresa, para obter retornos com a oscilação de preços, dentre outras!
Por se tratar de uma operação financeira, não há emissão de nota fiscal. Também não há necessidade de registro na CCEE nem tão pouco da sua participação nessas operações.
Realizado pela própria BBCE quando a operação é fechada. Tudo de forma simples, transparente e digital.
Enquanto no mercado físico o risco de crédito é de 100% do valor, no derivativo, o risco é a diferença entre o negociado e o PLD futuro.
Entre as partes no segundo dia útil, após a divulgação do PLD. A BBCE é o agente de cálculo das operações e não há necessidade de esperar dias para confirmar a liquidação da operação.
Ao ser aprovada pela CVM, a BBCE passou a ter mesmo nível de exigência de sigilo que uma instituição financeira. Com isso, aumentou ainda mais controles e investe, constantemente, para prover segurança e proteção da informação.
A BBCE atua como administrador de balcão organizado. Disponibiliza aos clientes que operam na gestão e comercialização de energia livre, bem como a bancos e fundos de investimento, produtos e soluções – da negociação ao registro – que possibilitam realizar operações de hedge ou posicionamento no preço da energia, sem a necessidade de contratação de intermediários.
Acesse a página da BBCE Plataforma Derivativos para conhecer nossas soluções para esse mercado.
Livros digitais elaborados em parceria com a Abraceel para contribuir com informação e conhecimento sobre o instrumento