Os temas governança e boas práticas estão tão presentes no dia a dia da BBCE – infraestrutura líder para negócios com energia – que a companhia organiza, anualmente, o evento interno Quinzena de Compliance. Em 2024, a iniciativa começou dia 18 e encerrou na sexta-feira passada (31), com uma série de palestras, dinâmicas, jogos e encontros com especialistas do mercado.

As atividades propiciam experiências lúdicas e práticas e têm o objetivo de contribuir para a aplicação no dia a dia dos colaboradores. A troca de conhecimento com outras empresas também fez parte das ações. Durante a quinzena participaram especialistas do mercado de energia e de outros segmentos, como Christina Montenegro Bezerra, diretora de Compliance Latam Stryker, e Paulo Machado, vice-presidente de Compliance do Grupo Delta Energia.

Em sua participação, Paulo Machado falou sobre os desafios e aprendizados de compliance para o mercado de energia a partir das práticas adotadas pelo Grupo Delta Energia. “Este foi um encontro enriquecedor. Tivemos oportunidade de debater práticas de governança no setor elétrico, que está amadurecendo cada vez mais nesse tema”, afirma o executivo.

De acordo com Camila Batich, diretora-executiva Jurídica, de Compliance e de Riscos, é preciso unir teoria e conteúdo de qualidade com a aplicabilidade no dia a dia dos profissionais. “Com a Quinzena de Compliance, asseguramos a aplicação real de boas práticas, o que beneficia as pessoas, a empresa e todos os stakeholders”, diz a executiva.

A Quinzena de Compliance é um dos resultados da evolução da governança que a companhia vem desenvolvendo desde 2020, quando obteve autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como administradora de balcão organizado para negociação de derivativos de energia. “A partir daquele marco, da aprovação, houve uma elevação significativa das boas práticas”, explica Camila. “Mas quando falamos em governança, ela está também atrelada à missão da BBCE. A empresa foi criada com objetivo de ser fonte de liquidez, transparência e segurança dos negócios com energia”, completa.

Companhia com capital pulverizado, a BBCE foi criada, em 2012, por uma iniciativa pioneira no Brasil. O objetivo era ser o ponto de encontro, conectar as empresas do Ambiente de Contratação Livre (ACL) e ser fonte de liquidez, transparência e segurança do setor. Iniciada por uma dezena de comercializadoras de energia, a companhia evoluiu ano a ano e hoje conta com mais de 200 participantes e 2 mil profissionais se beneficiam diariamente de suas soluções. Atualmente, a BBCE possui mais de 40 acionistas e, em volumetria, movimentou somente neste ano mais de R$ 40 bilhões