Nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul, o fenômeno El Niño gerou quebra de recordes históricos de temperaturas máximas em diversas capitais. Na reta final do mês, os mesmos submercados foram impactados por uma frente fria e como consequência, foram notadas quedas bruscas de temperatura e redução da carga.
O superintendente de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE, Marcelo Bianchini, conta que “as movimentações fizeram com que o PLD saísse do piso regulatório pela primeira vez desde setembro de 2022”.
Como resultado dos movimentos, a energia convencional para entrega no Sudeste em setembro foi o ativo mais negociado em tela.
No total, foram transacionadas 25.352 GWh, uma redução de 1,10% em relação ao mês de agosto.
Além disso, foram movimentados R$ 2,15 bilhões, retração de 34,7% em relação a setembro de 2022, e retração de 2,9% em relação a agosto deste ano.
No total, foram fechados 2.081 contratos, aumento de 17,44% em relação ao mês de agosto deste ano e redução de 48,27% ao mês de setembro de 2022.
O perfil de operações resultou em tíquete médio – que é o valor médio da energia transacionada em cada operação –, de 12,2 GWh.
Saiba mais em nosso boletim de outubro.