A primeira coletânea do Brasil sobre derivativos de energia será lançada na próxima semana. Com apoio da BBCE e coordenada pelos advogados Romulo Mariani e Gabriel Ortiz, a coletânea de 16 artigos “Derivativos no Mercado de Energia” terá lançamento em seis de outubro na Livraria da Vila.

Consolidados na Europa e nos Estados Unidos e tão recentes no País, os derivativos de energia passam a contar, a partir de agora, com uma publicação de altíssimo nível dedicada exclusivamente a ele. A obra reflexões de renomados especialistas sobre esse instrumento financeiro que, em janeiro de 2021, passou a ser negociado na BBCE e teve, naquela data, o primeiro pregão do País.

Advogados, executivos, economistas, engenheiros, acadêmicos, entre outros, que buscam tratar e resolver temas atrelados à união do mercado financeiro e do de energia. Com prefácio de André Brandão, presidente da BBCE, e artigos de grandes nomes do mercado como Berenice Righi, Fabiana Carsoni, Luiz Felipe Amaral Calabró e Tiago de Barros Correia, essa é uma obra inédita no País e promete se tornar uma grande referência sobre o tema.

Segundo Romulo Mariani, o setor elétrico se aproxima cada vez mais do setor financeiro, passando a desenvolver novos instrumentos e a abrigar novas perspectivas e desafios. “O uso de derivativos no universo das operações de compra e venda de energia já é uma realidade, com objetivos que vão desde a maximização de ganhos até a busca de proteção, mas certamente ainda impõe desafios e há muito o que se desenvolver”, completa. “O objetivo com a obra foi contribuir a essas reflexões e ao desenvolvimento desse novo mercado”.

De acordo com Felipe Nasciben, diretor de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE, como parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável do mercado, a BBCE se engajou fortemente com a ideia. “Acreditamos que, ao ampliarmos a literatura sobre o tema, contribuímos para que a academia e os profissionais que atuam diretamente com ele ou em áreas correlatas possam se aprofundar nas mais diversas perspectivas que o instrumento trouxe consigo. Um mercado que nasce com informação de qualidade acessível por diferentes meios está mais preparado para se ampliar e evoluir”, completa.

Os coordenadores do livro são Rômulo Mariani, sócio do escritório Baraldi Mariani Advogados, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP); e Gabriel Ortiz, coordenador jurídico e compliance da Matrix Energia, pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG) e Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).