BBCE, infraestrutura líder para negócios com energia e maior ambiente de comercialização de energia do País, encerrou o pregão de ontem (28) com recorde de operações fechadas em tela. Ao todo foram negociados 697 contratos, que movimentaram 1395 GWh e R$ 222 milhões. O último recorde foi de 595 contratos, em setembro de 2018.
Em 2024, as negociações cursadas na plataforma da companhia – tanto em tela quanto por meio da BBCE Boleta Eletrônica (que possibilita formalização de negócios fechados fora da BBCE) – têm registrado relevante crescimento. Nos quatro primeiros meses do ano foi transacionado na BBCE aproximadamente 72% do volume de todo 2023. Ao todo, entre janeiro e abril, foram transacionadas 240 mil GWh divididas em 29 mil contratos e R$ 29 bilhões de reais. O volume fechado em tela em 2024 já atingiu recorde anual em abril, superando todo 2018, que até então registrava a melhor marca atual.
Segundo Eduardo Rossetti, diretor Comercial, de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE, o movimento é reflexo de diversos fatores, dentre eles os fenômenos climáticos, que trouxeram elevada alta da volatilidade. “Adicionalmente, verificamos que contribuíram a este crescimento uma sólida conjuntura: alongamento de prazos de contratos, migração de negócios para ambiente eletrônico e crescimento da negociação eletrônica de fontes alternativas”, explica.