BBCE CURVA FORWARD

A referência de preços do mercado livre de energia

A BBCE Curva Forward foi criada em 2015 e está consolidada como uma das ferramentas de gestão e análise de risco mais utilizadas pelo mercado livre de energia. Como o ecossistema do setor, a BBCE gera uma referência confiável e realista para o mercado e a disponibiliza na plataforma EHUB.  

Diariamente, disponível para todos os quatro submercados brasileiros para as fontes convencionais e também a incentivada 50%.

Utilize a única referência de preços com base em negócios reais

• Cobertura do mês vigente aos próximos 21 anos (A + 20)
• Conta com mais de 40 contribuidores de preços
• Já passaram pela BBCE Curva Forward informações de 400 mil negócios, 2 mil TWh e R$ 300 bilhões.
• Utilizada diariamente por mais de 200 empresa e 2 mil profissionais

Como ela é composta

É priorizada em sua metodologia os negócios fechados em tela, que geram informação real time. As ofertas, também contabilizadas em tempo real, são o segundo critério de formação de preços.

Os contribuidores de preço – empresas que operam no EHUB e lançam informações sobre seus negócios – também fornecem dados que compõem a BBCE Curva Forward. Por fim, a funcionalidade BBCE Boleta Eletrônica, a qual pode ser usada para formalizar negócios horas depois, é o 4º elemento que integra o cálculo.

O preço de referência e, consequentemente, a BBCE Curva Forward podem ser obtidos por um dos critérios ou por sua combinação, de forma a maximizar o uso das informações.

Critérios de Cálculo

Negócios fechados na tela do EHUB

Ofertas*

Contribuidores de preço

Negócios formalizados pela BBCE Boleta Eletrônica

* Desde que não canceladas. Serão utilizadas as ofertas com cálculo da média simples entre a melhor oferta de compra e melhor oferta de venda, inseridas entre 15h e 18h, dando prioridade ao preço do produto mensal.

Metodologia da BBCE Curva Forward

  • Sempre serão priorizados os negócios fechados na tela do EHUB;
  • O cálculo considera a média ponderada dos negócios fechados em tela entre 15h e 18h, com validação de quantidade e volume mínimo e remoção de outliers (preços discrepantes);
  • Em situações excepcionais, quando não ocorrerem negócios, são utilizadas as ofertas inseridas entre 15h00 e 18h00 para cálculo da média simples entre a melhor oferta de compra e melhor oferta de venda, com validação de quantidade;
  • Quando não ocorrerem ofertas, é calculada a média dos calls enviados entre os participantes ativos, com remoção de outliers (preços discrepantes);
  • Quando não forem realizados calls, será calculada a média ponderada dos negócios formalizados por meio da Boleta Eletrônica entre 15h e 18h, com validação de quantidade e volume mínimo e remoção de outliers.

Critérios de cálculo vigentes a partir de 11 de julho de 2024, com base no mercado de 10 de julho de 2024.

 

Acesse a BBCE Curva Forward no EHUB e utilize essa ferramenta de gestão e análise para apoiar seus negócios de um jeito simples e digital.

Confira outras soluções da BBCE

BBCE Leilões

Plataforma de leilões no ACL que combina flexibilidade e segurança

BBCE API

Integre as soluções da BBCE com os sistemas da sua empresa

BBCE Curva Forward

A referência de preços do mercado livre

BBCE mais opções oferecem melhores escolhas